O número de empresas criadas entre janeiro e julho de 2016 chegou a 1.199.373, segundo levantamento da Serasa Experian. O valor é o maior para o período desde 2010. A maioria dessas novas empresas são as chamadas PME – Pequenas e Médias Empresas, o que faz com que a busca por um lugar ao Sol fique cada vez mais acirrada.
Atualmente o Brasil conta com mais de 85 milhões de Internautas e empresário algum pode se dar ao luxo de ignorar um público desses e, esse batalhão de consumidores em potencial, não se restringe aos usuários de computadores, pois os dispositivos móveis como smartphones e tablets já possuem 58 milhões de usuários acessando a Internet através deles. A tecnologia vem mudando o mundo em uma velocidade cada vez maior. Antes, as PME’s sofriam para concorrer com as grandes. Agora, com a internet consolidada, o jogo virou. As grandes concorrem com centenas de milhares de pequenas empresas com voz pela internet. Isso muda todo o jogo. No entanto, não quer dizer que ficou fácil para os pequenos, temos que ter mente que as grandes ainda possuem muitos recursos e equipes numerosas disputando o mesmo espaço e que você. Mas nesse campo de batalha, a guerra está muito mais equilibrada.
Portanto, para as pequenas e médias empresas, estar no ”mundo online” e criar ações de marketing digital não é uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado moderno. Tanto é imposição, que uma empresa não pode pensar se deve ter ou não um site ou de estar nas redes sociais, isso é passado. Hoje é, e não apenas a chave para o sucesso, mas, também uma questão de sobrevivência.
As vantagens do Marketing Digital
Um dos maiores atrativos do Marketing Digital para as PME’s é a questão do custo. As ações têm um custo muito inferior ao praticado no marketing tradicional off-line, pois, podemos atingir um público maior, mais segmentado e mais identificado com nossos produtos e serviços, com um investimento muito menor que os canais tradicionais. Mas é importante ter em mente que existe um custo, e que na internet tudo é de graça é um mito.
Um segundo ponto a ser ressaltado é a fantástica capacidade de segmentação das ferramentas do marketing digital. Diferente do marketing convencional off-line, que trabalha com a comunicação de massa, utilizando “balas de canhão” para acertar uma pequena mosca. Já no marketing online trabalhamos com a segmentação do público-alvo, com uma comunicação quase que pessoal.
Outro ponto extremamente interessante do Marketing Digital é a possibilidade de ter relatórios altamente detalhados e a possibilidade de ajustes nas campanhas com muita rapidez ou, ainda, com ferramentas como o Google Analytics, saber exatamente qual foi o lucro gerado por cada campanha. Quer melhor do que isso?
Assim, é possível esquecer a crise e focar nos desafios do dia-a-dia, utilizando a tecnologia para fazer mais com menos, de forma mais assertiva e eficaz.
Equipe MURAR1 Comunicação Estratégica.
Ps. Este texto usa referências de sites como G1, Academia do Marketing, ODIG e Empreendedores Web.