MURAR1 - Mitos desmascarados sobre e-mail marketing II

O envio de e-mail marketing é uma técnica que já dura há mais de uma década. Sabe-se, ainda, que o desenvolvimento dessa ferramenta proporciona cada vez mais resultados positivos em alcance e conquista de consumidores.

Contudo, há no mercado muitos mitos que acabam atrapalhando os investimentos, além de colocar os empreendedores em dúvida quanto à eficácia deste recurso. Pensando nisso, desmascaramos aqui os seguintes equívocos:

1. E-mails marketing devem ser elaboradamente fantásticos. Essa constatação se tornou um mito porque na maioria das vezes, e-mails simples geram melhores retornos, principalmente, devido ao peso dos elementos gráficos utilizados. Dessa forma, fica a dica: crie e-mails marketings objetivos, bonitos e simples, sem pirotecnia ou segredos;

2. E-mails vão para SPAM só por causa do assunto. Atualmente, a análise de e-mails realizada por filtros está muito mais sofisticada e leva em consideração, entre outras coisas, o assunto da mensagem e a confiabilidade da origem do remetente. Por isso, vale lembrar: só envie e-mails marketing para pessoas interessadas;

3. A cada cancelamento, um cliente perdido. Muitos são os motivos para que um potencial consumidor cancele o recebimento de e-mails. Às vezes, ele simplesmente não quer mais receber novidade, o que não significa necessariamente que esse cliente foi perdido. Por isso, busque alcançá-lo através de outras ações de divulgação e marketing; quando precisar, voltará à sua loja;

4. Taxa de abertura é o principal mensurador de resultados. Nem só com a taxa de abertura se identifica o retorno de e-mails marketing. Isso porque a abertura de um e-mail não garante que o destinatário leu a mensagem. Outra técnica eficiente, neste caso, é a taxa de clique, que pode indicar com mais precisão que o consumidor demonstrou interesse pela mensagem. Destacamos que é válido aplicar as métricas em conjunto para identificar os retornos de forma mais objetiva.

5. Enviar e-mail marketing é gratuito e fácil. Nem uma coisa, nem outra. E-mail marketing exige planejamento, conhecimento do público-alvo e do segmento, ou seja, não é nada fácil de fazer. Da mesma forma, mensurar os retornos e taxas dos e-mails exige investimento e análises que demandam gastos.

6. Maior o número de destinatários, maior resultado. Pode até parecer logicamente proporcional, mas devemos levar em consideração que nos negócios, quantidade e qualidade são divididos por uma linha muito tênue. Ou seja, será muito mais vantajoso e satisfatório para sua empresa focar em um público destinatário qualificado e realmente interessado em consumir.

7. O assunto do e-mail tem que ser enigmático. Despertar o interesse é uma coisa, colocar o destinatário em dúvida é outra coisa, completamente prejudicial. Isso mesmo, usar informações que deixem o consumidor curioso para abrir o e-mail é uma proposta inteligente, mas é preciso tomar cuidado: seu destinatário deve saber do que se trata o e-mail, assim, deixá-lo duvidoso quanto o conteúdo, só o afastará de seu empreendimento.

8. E-mail marketing é um bom investimento apenas para grandes empresas.Outro mito que se espalha de forma infundada. Independe do tamanho da empresa, o e-mail marketing nada mais é do que uma forma eficaz de comunicação entre você e seu consumidor. Sendo assim, vale a pena apostar neste recurso para conquistar retornos positivos.

9. E-mails constantes, clientes fieis. Esse mito é frequente e o lojista deve ser cauteloso quanto a ele. Para que um cliente seja fiel é preciso encantá-lo e esse processo demanda diversas outras ações, não apenas o e-mail marketing constante. A interação e atração do cliente pelo e-mail recebido é apenas consequência de um relacionamento satisfatório entre empresa e consumidor.

10. Consumidores odeiam e-mails marketing. Essa é uma das inverdades que mais incomodam os lojistas virtuais. Mas a mesma pode ser facilmente desmascarada. Primeiro, porque, se os consumidores assinam o recebimento de boletins e e-mails, eles têm interesse. E em segundo lugar, o lojista conhecedor do seu público-alvo é capaz de desenvolver um e-mail marketing atrativo e interessante, que desperte a interação do cliente.

11. E-mails marketing é a estratégia com melhor custo X benefício. Isso, na verdade, depende. O e-mail marketing, assim como qualquer ferramenta de relacionamento e divulgação, possui riscos, necessidade de investimento e retornos incertos. Por isso, é essencial analisar o mercado constantemente e planejar todas as campanhas.

12. Meus produtos não são vendáveis por e-mail. Seus e-mails marketing não precisam, necessariamente, vender. Eles podem apenas divulgar e manter seu consumidor informado sobre as novidades e inovações de sua loja virtual. Dessa forma, é preciso conhecer muito bem seus consumidores para realizar um trabalho eficiente, com retornos positivos.

13. Meu público é jovem e não utiliza e-mails. Esse é um mito que pode ser facilmente desbancado. As redes sociais dominam, é verdade, mas para ter um perfil é necessário, obrigatoriamente, ter um e-mail válido para se conectar. Além disso, a influência da tecnologia chegou a tal ponto, que para conseguir um emprego, é preciso enviar seu currículo por e-mail. Ou seja, jovens utilizam e-mails sim!

14. A taxa de abertura de e-mails tem caído. Como dito na Parte I, há inúmeras formas de medir a eficácia e aceitação da campanha de e-mail. É preciso também destacar que, se seus e-mails não estão sendo abertos, há algo errado! Por isso, vale revisar o conteúdo e o interesse do público consumidor pela mensagem.

15. E-mails marketing já não rendem como antes. Mito claro. O e-mail marketing é uma das vertentes do marketing de permissão, ou seja, o cliente deseja receber informativos, deseja ter acesso às novidades da empresa, possui interesse nos produtos apresentados. Se não bastasse, conforme infográfico da agência Visual Loop, em 2011 o total de investimento em e-mails marketing foi de $ 1.51 bilhões de dólares; e para 2016, estima-se um investimento de $ 2.468 bilhões. Alguém investiria se a ferramenta não trouxesse retorno?

16. Os clientes estão saturados de e-mail marketing. Um mito que, por si só, desbanca a ideia de que o e-mail marketing irá acabar. O fato é simples: se você tem algo interessante a comunicar e seus consumidores estão interessados em ouvir, então aposte nos e-mails. Não importa se a caixa de entrada deles está lotada; se a sua informação for relevante, o cliente não deixará de abrir e de interagir com seus e-mails.

Quando o assunto for e-mail marketing, é importante preocupar-se em trabalhar com um público qualificado – fazendo um constante trabalho de higienização da base – e realizar um bom trabalho de comunicação com seus clientes: isso resultará em retornos positivos para seu negócio.

Esses são apenas alguns mitos, pois há muitos equívocos divulgados pelo mercado. O que vale enfatizar é: seus e-mails serão sempre bem sucedidos se você se preocupar em gerar um conteúdo relevante para seus consumidores, valendo-se de práticas honestas para alcançar seu público.

//Fonte: Blog da Dotstore. Texto compilado com informações provenientes da internet.//

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.